O que significa fogão de indução?

Um fogão de indução é um aparelho de cozinha elétrica para cozinhar, que aquece os pratos localizados em sua superfície de trabalho por meio de correntes de indução que surgem em um campo magnético de alta freqüência.

A principal diferença entre um fogão de indução e um fogão elétrico clássico é que ele não se aquece, mas excita as correntes de indução que causam o aquecimento, diretamente dentro dos utensílios de cozinha montados no queimador. Assim, aquecendo o conteúdo da panela e cozinhar começa quase que instantaneamente depois de ligar o dispositivo. O fogão elétrico, por sua vez, primeiro aquece o queimador, que então transfere seu calor para os pratos em pé sobre ele e só então para o seu conteúdo.

Daí as principais vantagens desta técnica:

  • mais econômico em comparação com análogos clássicos;
  • muito mais rápido na culinária - por exemplo, ferver a água pode ser várias vezes mais rápido;
  • maior eficiência (de 80 a 90%);
  • alto nível de segurança: em primeiro lugar, se não houver utensílios de cozinha no queimador, simplesmente não funcionará, e em segundo lugar, mesmo a superfície de trabalho não aquece a altas temperaturas - o aquecimento ocorre devido ao contato com pratos quentes e após o término do contato a superfície esfria rapidamente;
  • isto significa que não há odores desagradáveis ​​formados quando a comida inevitavelmente atinge os queimadores;
  • alta precisão de manter a temperatura definida;
  • a presença de um grande número de funções adicionais;
  • falta de dependência de tensão de rede;
  • a placa é desligada quando os pratos são removidos automaticamente;
  • simplicidade em sair.

Há um outro lado da moeda. Este tipo de placa é mais caro do que o clássico, e eles precisam de utensílios especiais - o habitual não é mais adequado. Talvez comprando um novo fogão que funciona com correntes de indução, você também tem que gastar dinheiro em pratos.

ATENÇÃO! Para verificar se uma panela ou frigideira é adequada para cozinhar em um fogão de indução, segure o ímã na parte inferior. Se é atraído, você pode cozinhar com segurança em tais pratos. Caso contrário, você tem que estocar novos utensílios de cozinha.

Para poder usar itens como um turco, que ocupam uma pequena área do queimador, você também terá que cuidar de comprar um adaptador especial, caso contrário, a técnica inteligente considerará que não custa nada e simplesmente desliga. Mesmo os fogões por indução fazem pouco barulho durante a operação - refrigeradores internos, serpentinas de resfriamento, trabalho.


Mas a principal desvantagem do fogão de indução é que ele pode entrar em conflito com outros aparelhos de cozinha.

AJUDA Como a taxa de mudança de temperatura no fogão de indução é muito maior, isso deixa uma certa marca no processo de cozimento. Ele difere de cozinhar na tecnologia clássica, e você precisa se adaptar a ele.

A composição do fogão de indução é muito simples. Consiste em um alojamento, uma unidade de controle, um sensor de temperatura, um circuito de energia, incluindo um retificador e um regulador de pulso.

Acima é uma superfície feita de vitrocerâmica ou outros materiais compósitos com propriedades semelhantes. Há queimadores debaixo dela. Cada um representa uma bobina na qual um campo magnético alternado é excitado. No centro da bobina é um sensor de temperatura. Perto está uma ventoinha e uma placa de gerenciamento de energia.

Quando o dispositivo é ligado, uma corrente de alta frequência passa pelo indutor, o que gera um campo magnético alternado que se estende além da superfície de cozimento. Quando um campo encontra em seu caminho pratos de metal com propriedades magnéticas, provoca o aparecimento de correntes de indução turbulentas que, passando pelo metal, experimentam sua resistência e provocam o aquecimento.

Este processo na física é chamado de indução eletromagnética, e lançou as bases para o princípio de ação dos fogões de indução, de onde vem o nome deles.

Como já mencionado, os fogões de indução têm várias funções adicionais. Abaixo estão exemplos das opções mais úteis.

  1. Impulsionador - esta função permite transferir rapidamente parte da energia entre os queimadores.
  2. Início rápido - você pressiona apenas um botão e a própria estufa determina onde estão os pratos e qual bobina deve ser ligada.
  3. Aquecimento - você deixa o prato no fogão, e é mantido em um nível confortável para comer.
  4. Desligamento de proteçãoque é acionado pelo contato da superfície com a água.
  5. Pausa - às vezes acontece que você não tem tempo para vários pratos preparados simultaneamente, e você precisa pausar um ou mais deles. Em fogões de indução há uma oportunidade dessas!

O fogão de indução é em muitos aspectos superior aos seus concorrentes tecnológicos - gás e fogões elétricos clássicos. É mais econômico, manobrável e, o mais importante, seguro. Apesar do fato de que custa um pouco mais, esse dinheiro vai pagar rapidamente durante a operação devido à economia de energia elétrica, uma vez que o fogão é usado com freqüência e é um dos consumidores domésticos mais poderosos do apartamento.

IMPORTANTE! Ao adquirir um fogão por indução, certifique-se de conectá-lo totalmente de acordo com os requisitos das instruções de operação e da folha de dados técnicos: a espessura do fio e a classificação da máquina não são inferiores às exigidas, o dispositivo está aterrado e a linha elétrica vai do painel diretamente ao dispositivo sem ramais e ramais.

Após vários dias de cozedura, adapta-se totalmente às novas condições e as funções adicionais tornam o processo de cozedura ainda mais confortável e rápido.

Deixe O Seu Comentário