Defletor de ventilação

O defletor é um bocal especial que é instalado na parte superior do tubo de escape e serve para proteger o canal e melhorando o processo de ventilação. A operação efetiva do sistema de ventilação é amplamente dependente das condições atmosféricas. No inverno, quando a diferença de temperatura interna e externa é grande, há excelentes condições para a tração dentro do duto de ventilação natural.

O ar quente "em casa" sobe para a rua. No verão, a situação muda radicalmente, já que as condições de temperatura fora da casa e dentro dela são quase iguais. Isto implica uma redução significativa na queda de pressão e tração.

A ventilação natural é notoriamente pior. Além disso, o vento tem um efeito especial, melhorando ou dificultando a troca de ar. A simples instalação do defletor permite reduzir a influência das condições atmosféricasmelhorando o funcionamento de todo o sistema de ventilação. Além disso, este dispositivo técnico impede a entrada de detritos, insetos e pássaros na mina. O material para o fabrico pode ser de metal ou plástico.

Dispositivo e princípio de funcionamento

Para entender como um defletor funciona, você precisa ter uma ideia de sua estrutura. Um bocal padrão consiste nas seguintes partes:

  • um difusor, que é um cone truncado;
  • um guarda-chuva protegendo o canal de todos os tipos de detritos;
  • carcaça na forma de um cilindro conectado ao difusor usando suportes.

O cone truncado, com sua parte inferior, é colocado no tubo do canal de ventilação que vai para o telhado. É neste nó que a pressão é rarefeita devido à aceleração dos fluxos de ar.

Ajuda! O efeito de Bernoulli faz-se sentir aqui, quando uma taxa de fluxo crescente, provocada por um estreitamento do canal, leva a uma queda na pressão. O ar da sala começa a tender para o espaço descarregado.

Um guarda-chuva de proteção é anexado ao difusor usando racks. Graças aos suportes, um invólucro que age como um divisor de fluxo e direciona as massas de ar para o difusor é fixo. A eficiência do sistema com um defletor adequadamente selecionado e instalado pode aumentar em cerca de 15-20%.

Classificação do defletor de ventilação

Existem vários motivos para classificar dispositivos:

  • por modelo - TsAGI, Grigorovich, Astato, uma turbina de ventilação rotativa, um deflector sob a forma da letra H e um cata-vento do tipo "Net" ou "Hood";
  • na forma de um pomo - plano, semicircular, com tampa de abertura, empena, esférica;
  • de acordo com o princípio do trabalho - estática e rotacional;
  • no local de instalação - produtos para a chaminé, cave, para ar condicionado e no telhado.

Vamos considerar mais detalhadamente as opções mais populares que se provaram nos negócios.

Modelo TsAGI nomeado após o local de desenvolvimento - o Instituto Central de Aerohydrodynamics. É uma versão clássica de um bico cônico com uma capa protetora colocada dentro de uma tela cilíndrica. Este último garante a ausência de empuxo reverso mesmo em grandes dutos.

Defletor Grigorovich consiste em um difusor cônico e um capô invertido fixado em uma única estrutura. Além disso, o estreitamento de ambos os elementos é direcionado para o outro. Assim, um efeito duplo é alcançado, aumentando a eficiência do dispositivo.

Bocais da empresa francesa Astato equipado com um ventilador elétrico para melhorar a tração. O grau de vácuo necessário para o pleno funcionamento de todo o sistema acaba sendo maior do que em análogos que operam apenas devido ao vento.

Turbina rotativa tem uma tampa esférica, que é um tambor de metal com muitas lâminas. O material de fabricação é fino e leve o suficiente para girar a turbina mesmo com uma velocidade de vento de 0,5 m / s. A eficiência do trabalho é 2-4 vezes maior do que os modelos estáticos, no entanto, há um significativo menos do design - é absolutamente improdutivo em plena calma.

Produto técnico sob a forma da letra H na verdade, é uma versão clássica, cuja produtividade é pelo menos dobrada devido à forma incomum do bocal. Dois defletores, na conexão semelhante à letra H, são montados em um tubo. É ela quem está presa ao poço de ventilação.

Cata-vento "Hood" É representado por uma tampa rotativa que capta a direção do vento e várias viseiras penduradas umas sobre as outras. Eles servem como um difusor e, ao mesmo tempo, protegem contra a precipitação. O vento, passando pelos visores, recebe aceleração. Assim, um espaço rarefeito se forma acima do tubo, onde o ar da sala tende.

Como fazer um respiradouro de ar DIY

Antes de prosseguir com a fabricação do defletor, vale a pena preparar com cuidado. Para fazer isso, você precisa completar os desenhos, selecionar o material e preparar a ferramenta. As dimensões do produto futuro podem ser retiradas da tabela (é fácil encontrá-las na rede) ou ser guiadas por fórmulas. A largura do boleto do difusor é determinada com base no diâmetro interno. Tendo aprendido o diâmetro externo do tubo de ventilação, você precisa multiplicá-lo por dois. A altura é determinada multiplicando o diâmetro por 1,7.

Primeiro você precisa fazer padrões a partir do papelão, e então coletar dele um modelo do futuro defletor e verificar a execução correta. Então, usando um marcador em uma chapa de aço (espessura dentro de 1 mm), todos os espaços em branco são desenhados.

Após o corte, a fase de montagem começa. As peças em branco são dadas a forma necessária, a fixação é realizada usando rebites ou soldagem semi-automática. O cilindro externo pode ser preso ao cone interno, se você pegar algumas tiras de metal, elas servirão como suportes. Usando as mesmas tiras, o topo de proteção pode ser conectado ao cilindro ou fixado com rebites no cone interno.

Como regra geral, o tubo de ventilação está localizado a cerca de um metro acima da crista, por isso é mais aconselhável montar todo o dispositivo no solosubindo o telhado já com a opção acabada.

Importante! A instalação do deflector é realizada a uma altura, pelo que deve observar as precauções de segurança, utilizar o seguro. Será melhor se o trabalho for realizado com um assistente.

Dicas para fazer diferentes tipos de defletores

Para que um dispositivo tenha como objetivo melhorar o desempenho do sistema de ventilação para lidar adequadamente com as tarefas a ele atribuídas, vale a pena ouvir algumas dicas de artesãos experientes. A escolha de modelos rotacionais para instalação em áreas com invernos com neve e frio não é a melhor opção. Existe uma alta probabilidade de congelamento e queda de neve no dispositivo, para negar toda a sua funcionalidade.

A imagem mostra um defletor turbo.

Ao preparar um desenho de um determinado modelo para peças, você precisa ter uma margem de 1 cm de cada borda. Isso permitirá uma conexão confiável e de alta qualidade.

Com um nível suficiente de habilidade, você também pode tentar fazer uma turbina rotacional. No entanto, você precisará preparar cuidadosamente os desenhos e recortar muitas pétalas de forma uniforme, que juntas garantirão a rotação de toda a instalação.

Deixe O Seu Comentário