Ignição fogão elétrico não funciona

Um atributo comum de um moderno fogão a gás é a ignição elétrica em um elemento piezoelétrico. O uso de fósforos para acender um queimador é causado pela inconveniência e pela possibilidade de se queimar. A presença de ignição elétrica torna o fogão seguro e conveniente de usar.

O que fazer se a ignição elétrica não funcionar

O equipamento moderno do fogão de gás falha às vezes. Se você encontrar problemas na ignição elétrica, não se apresse em chamar o mestre. Faz sentido tentar encontrar o defeito e repará-lo.

Sintomas, sinais de quebra

A confirmação da falha da função elétrica é:

  • pressionando o botão é acompanhado por um desligamento da fonte de alimentação automática do apartamento ou casa;
  • depois de desligar o botão de controle, o elemento piezoelétrico continua a funcionar e não desliga, enquanto o gás é inflamado;
  • quando ligado, os cliques são ouvidos, a automação funciona, mas o gás não acende;
  • a inclusão da função por um botão separado ou girando o botão não acende o gás de saída, cliques não são ouvidos;
  • quando pressionada, uma faísca aparece, mas o gás não acende;
  • o elemento piezoelétrico é ligado aleatoriamente quando o queimador está ligado.

O aparecimento destes ou sinais similares na operação da função elétrica indica um mau funcionamento. Aparece inesperadamente e requer eliminação imediata para a conveniência de usar o fogão.

Causas possíveis de falha

Para eliminar o mau funcionamento, é necessário identificar o motivo pelo qual a ignição elétrica não funciona:

  • em caso de curto-circuito, os contatos são oxidados e a presença de fuligem não permite o uso normal dessa função;
  • defeito de vela de silício - pode ter uma rachadura ou dano de isolamento;
  • mau funcionamento do transformador, que é projetado para gerar corrente de faísca;
  • a presença de gordura ou umidade dentro do sistema de ignição;
  • sistema de circuito aberto.

ATENÇÃO! A limpeza a úmido do fogão a gás pode causar um mau funcionamento da opção elétrica. Para evitar isso, ao fazer a manutenção do fogão, não é recomendável usar uma grande quantidade de água.

Como consertar um elemento piezoelétrico

Para consertar o defeito, você precisa descobrir a causa e, em seguida, proceder para eliminá-lo.

Esclarecimento da causa

Muitas vezes você tem que encarar o fato de que a ignição elétrica de um queimador não funciona. Isso significa que a solução de problemas deve ser feita ao longo do caminho da corrente elétrica até o elemento piezoelétrico defeituoso.

Primeiro de tudo, um exame externo é realizado. A presença de objetos estranhos na superfície dos contatos deve ser excluída.

ATENÇÃO! Ao examinar a superfície cerâmica de um elemento, é aconselhável usar uma lupa para verificar se não há rachaduras.

Se o elemento piezoelétrico funciona, mas o gás não inflama, o queimador é ligado por outra fonte de fogo e o processo de combustão é cuidadosamente monitorado. Se o fogo estiver sem brilho ou com uma tonalidade amarelada, a causa do mau funcionamento é a formação de mistura de baixa qualidade, devido à necessidade de manutenção dos canais de gás e queimadores.

O defeito detectado durante a inspeção é eliminado pela substituição do elemento quebrado. Para detectar defeitos escondidos da fiação da rede elétrica do fogão a gás, um testador é usado. Medindo a tensão, no momento em que o botão é ligado, a operacionalidade da seção verificada do circuito ou da unidade de controle e a corrente emergente são reveladas.

Reparar

Depois de examinar os elementos disponíveis do lado de fora e surge a necessidade de estudar o interior do fogão e realizar reparos, é necessário:

  1. Remova a tampa superior do fogão ou acesse a parte inferior da placa embutida no móvel da cozinha.
  2. Depois de diagnosticar e identificar um elemento piezelétrico defeituoso, ele é desparafusado do interior da placa. Para isso, às vezes é necessária uma batida leve com um objeto de madeira para não danificar a caixa de cerâmica.

IMPORTANTE! Antes de remover o elemento de centelhamento, você precisa verificar a densidade do contato com a rede. O mau funcionamento pode ser devido à oxidação das superfícies de contato.

  1. Agora você precisa substituir o elemento piezoelétrico por um novo e inseri-lo em um local regular.

Após a instalação, verifique o desempenho da placa e conserte tudo nos locais originais.

ATENÇÃO! A causa do mau funcionamento do elemento de formação de faíscas é freqüentemente gorda em seus contatos. Para eliminar essa desvantagem, você precisa limpar essas superfícies com uma lixa.

Se for detectada uma avaria na unidade de controlo ou nos fios de contacto, substitua as peças defeituosas e verifique o funcionamento da estufa.

Medidas de segurança

Ao desmontar a parte superior do fogão ou da placa, é necessário desligar a eletricidade e, em seguida, desligar o fornecimento de gás. Ao verificar a operacionalidade da estufa em forma desmontada após o reparo, a conexão de eletricidade e gás é realizada no modo de curto prazo. Uma conexão completa da estufa às comunicações necessárias é realizada após a conclusão de todo o trabalho de montagem.

Tendo as habilidades para trabalhar com uma chave de fenda e um testador elétrico, todos podem identificar e eliminar de forma independente os danos à placa com a ignição elétrica. A operabilidade de eletrodomésticos é a chave para um bom humor, especialmente depois de fazer o reparo sozinho.

Deixe O Seu Comentário