Como esterilizar latas em um bule

Desde os tempos antigos na Rússia, eles disseram: "O dia de verão alimenta o ano!". E hoje, qualquer anfitriã de respeito faz reservas para o inverno. Legumes e frutas para suprimentos podem ser cultivados em seu jardim ou jardim ou comprados no mercado. Os produtos de carne também estão sendo preservados.

Preservação é um processo complexo. Cada um dos seus passos é responsável. É importante não só seguir rigorosamente a receita para a preparação de blanks, mas também manter a limpeza perfeita em todas as etapas. Isso se aplica a alimentos e utensílios. De fato, se o processamento de vegetais e frutas for insuficiente ou as louças estiverem mal lavadas, as bactérias permanecerão na peça de trabalho, que durante o armazenamento se multiplicará. O conteúdo começará o processo de fermentação. Pode terminar com o facto de a tampa do frasco inchar, quebrar e o produto fermentado manchar tudo. Mesmo que isso não aconteça e a tampa permaneça no lugar, comer tal aperitivo ou geléia é perigoso para a saúde - o envenenamento é possível. Portanto, você precisa ter paciência, tempo e seguir estritamente todas as etapas de conservação.

Esterilização acontece:

  • no forno;
  • no microondas;
  • em uma panela;
  • para um casal;
  • sobre a chaleira;
  • em banho-maria;
  • em um fogão lento;
  • na máquina de lavar louça.

Antes de escolher um dos métodos de esterilização, é necessário preparar adequadamente os bancos para este processo.

IMPORTANTE! Lembre-se que as latas devem ser esterilizadas aproximadamente duas horas antes da preservação.

Ações antes da esterilização:

  1. Inspecione cuidadosamente os pratos selecionados quanto a lascas e rachaduras. Este é um pré-requisito! A presença da menor rachadura fará com que o frasco com conteúdo quente estourar não apenas na mesa da cozinha, mas também em suas mãos. Não só é possível ferir-se ou queimar-se, como também estraga a peça de trabalho, cuidadosamente e cuidadosamente preparada.
  2. Os bancos são melhores para não tomar novos, mas já usados. Este copo já está temperado, portanto, mais durável.
  3. A pureza e integridade do esmalte nas tampas também é uma condição importante. É necessário inspecionar a ferrugem neles. Em coberturas descartáveis ​​que são enroladas usando uma máquina de costura, é imperativo verificar se há uma faixa elástica na ranhura interna.
  4. Para lavar os recipientes, é aconselhável levar uma nova esponja limpa. Então você pode deixá-lo para uso futuro na próxima preservação.
  5. Você precisa lavar os pratos com muito cuidado. Em água quente, usando refrigerante ou detergente. Especialmente você precisa prestar atenção ao pescoço, a sujeira geralmente se acumula lá. Não se esqueça de lavar bem o fundo do recipiente. Depois de usar o detergente, enxágue bem em um grande volume de água.
  6. Se tampas usadas reutilizáveis ​​forem selecionadas, elas também devem ser cuidadosamente lavadas. Em nenhum caso eles devem estar enferrujados.

É mais simples e mais conveniente esterilizar as latas num bule - não são necessários utensílios e aparelhos adicionais. A única coisa necessária é espalhar sobre a mesa uma toalha de cozinha limpa passada com ferro quente.

AJUDA! A melhor maneira é adequada para um pequeno número de latas, com um volume de 500-700 ml.

Etapas do processo:

  1. Colocamos uma chaleira de água no fogo.
  2. Colocamos uma jarra no bule do bule. Se o comprimento do nariz permite, você não pode mantê-lo - basta pendurá-lo.
  3. Outra opção é remover a tampa e, em vez disso, colocar a jarra com o pescoço para baixo. Isso pode ser feito se o diâmetro do gargalo da chaleira permitir. Você pode simultaneamente esterilizar um frasco no gargalo da chaleira, o outro no bico.
  4. Colocamos tampas na água.
  5. Esperamos até que a água ferve e sai vapor do bocal.
  6. O tempo de esterilização para latas de 2 a 3 litros é de 15 minutos. Para um volume menor - 10 minutos.
  7. Se você tem que manter o banco, não se esqueça de fazer isso usando tachas! Recipientes de vapor quente vão esquentar muito rapidamente, você pode se queimar ou soltá-lo.
  8. Você precisa estar preparado para o fato de que o vapor irá para o quarto. Condensação formada a partir da lata - pingar sobre o fogão ou nas proximidades.
  9. Após o tempo definido, retire a loiça da chaleira (não se esqueça de levar as luvas do forno!). Colocamos uma toalha espalhada de cabeça para baixo. Deixe fluir.
  10. A água fervente da chaleira deve ser drenada. Remova as cobertas e coloque-as em uma toalha.

Pratos prontos para preservação. Espaços em branco bem sucedidos!

Assista ao vídeo: como limpar: dicas com bicarbonato de sódio parte 1. Flávia Ferrari (Abril 2024).

Deixe O Seu Comentário