A caldeira de circuito único está aquecendo, mas as baterias não estão aquecendo

A caldeira é o principal dispositivo no sistema de aquecimento. É usado para transferir a energia térmica gerada para o refrigerante. Todas as caldeiras operam no mesmo princípio.

A automação embutida na caldeira com a ajuda de sensores e reguladores de temperatura determina em que ponto é necessário ligar para manter um determinado regime de temperatura. A água é aquecida no permutador de calor, graças à bomba, que faz circular a água ao longo do circuito de aquecimento. As caldeiras são fabricadas em circuito único e duplo circuito. Os de circuito único têm apenas um circuito projetado para aquecimento.

Em circuito duplo existem dois circuitos - um circuito para aquecimento e o segundo para aquecimento de água. Uma característica distintiva da caldeira de circuito duplo é que, ao mesmo tempo, dois circuitos não podem funcionar, a caldeira pode aquecer a sala ou aquecer a água para as necessidades domésticas.

Há caldeiras: piso e parede.

REFERÊNCIA: As caldeiras de piso são feitas apenas em circuito único. Se houver necessidade de aquecimento de água, você terá que comprar uma caldeira de armazenamento.

As caldeiras montadas no piso são mais globais que as caldeiras montadas na parede, mas exigem menos condições de operação. As caldeiras operam com várias fontes de energia: gás, carvão, lenha, óleo combustível.

Os mais populares entre os usuários são as caldeiras a gás, devido ao fato de não exigirem forças e tempo para carregar combustível. Uma vez conectado a caldeira ao gasoduto e use o aquecimento para o seu prazer. O principal é escolher a potência da caldeira e a quantidade de água que ela pode aquecer em uma hora.

Avarias básicas da caldeira

As caldeiras a gás são confiáveis ​​e duráveis, mas, como qualquer equipamento ou maquinário, ao longo do tempo, elas precisam de manutenção e reparo. Todas as falhas são classificadas como óbvias e não óbvias. Alguns modelos de caldeiras possuem um indicador de falhas embutido.

Se a caldeira estiver funcionando e as baterias estiverem frias, isso pode indicar que foi observado:

  • Tensão insuficiente na rede ou um surto de energia na rede, devido ao qual algumas partes podem queimar;
  • Pressão insuficiente do gás natural - menos de 20 bar;
  • A pressão no sistema de aquecimento é inferior a 0,5 bar;

Falhas não óbvias da caldeira:

  • O mais comum é a falha de qualquer uma das principais peças de reposição da caldeira: trocador de calor, regulador de temperatura, bomba;
  • Sensor de fluxo defeituoso;
  • Problemas com a válvula de gás;
  • Filtros entupidos;
  • Circuito aberto do sensor no termostato da caldeira.

Um especialista do centro de serviço da caldeira que tenha experiência, conhecimento suficiente e equipamento especial para diagnosticar o mau funcionamento ajudará a identificar uma falha não óbvia.

Problema circuito de aquecimento

Às vezes as pessoas reclamam que a caldeira liga - funciona, mas a água nos radiadores permanece fria ou ligeiramente quente. A principal causa do mau funcionamento é a configuração incorreta ou o mau funcionamento das peças principais: trocador de calor, bomba ou válvula de três vias.

De todas as avarias na caldeira, a avaria mais comum é a formação de depósitos no permutador de calor. Isto é devido ao uso de água da torneira dura, como em um bule onde a água é fervida. O trocador de calor na caldeira serve para transferir o calor que recebeu durante a combustão de energia, a água fria no sistema de aquecimento que passa por ela.

A balança, formada, não permite que a água entre em contato com tubos de metal e, passando pelo trocador de calor com escala, não tem tempo para aquecer. Para eliminar a incrustação, são liberados meios líquidos especiais para removê-lo, com os quais é necessário enxaguar o trocador de calor.

A caldeira de circuito único é aquecida e as baterias não são aquecidas devido ao fato de que um componente como uma bomba, que deve bombear água quente através de radiadores, geralmente falha. A razão para o funcionamento incorreto da bomba pode estar no rotor, que poderia emperrar, ou no acúmulo de ar.

Como reparar o sistema

Inicialmente, para determinar o mau funcionamento da bomba, é necessário verificar o funcionamento do rotor, para isso é necessário desparafusar a porca na extremidade da bomba. Ao girar, uma pequena quantidade de água irá fluir. Em seguida, insira uma chave de fenda dentro e gire o eixo da bomba.

Se houver acumulação de ar na bomba, abra a saída de ar e abaixe-a. A saída de ar parece uma tampa que sobe e gira em torno de um eixo. No momento da descida, um certo silvo será ouvido, como se fosse abaixar o balão. Se todas essas manipulações não ajudarem, você terá que substituir a peça com defeito por uma nova. Desde que o reparo é bastante difícil de executar, e o serviço não é barato.

Importante: Se você não possui qualificações suficientes no reparo da caldeira, é melhor convidar um especialista do serviço pós-venda. Já que ações impróprias durante o curso do seu reparo podem causar ainda mais danos à caldeira. E no caso de caldeiras a gás, também é uma ameaça à vida.

Dicas de profissionais: como evitar um problema

Uma caldeira a gás pode durar muito tempo sem avarias se a manutenção preventiva for realizada em tempo hábil. A parte mais vulnerável em caldeiras é o trocador de calor, devido ao uso de água da torneira, que precisa de limpeza regular. Mas a descarga exige não apenas um trocador de calor, mas também um sistema de aquecimento com radiadores.

Os especialistas recomendam lavar o sistema de aquecimento com tal freqüência:

  • Se o anticongelante for utilizado como transportador de calor, será suficiente uma vez a cada cinco anos;
  • Se a água for usada como transportador de calor, será necessário enxaguar uma vez a cada dez anos. Desde que a água não seja periodicamente adicionada ao sistema de aquecimento;
  • O trabalho preventivo deve ser realizado no verão.

Deixe O Seu Comentário