O que é um forro de forno?

Forro em construção é chamado de decoração para proteger as estruturas de vários efeitos negativos. Além disso, a aparência de tal revestimento não importa. Durante a construção do forno, o revestimento é usado para enfrentar o interior da câmara. Sua principal tarefa é garantir a proteção das paredes e outros elementos do forno contra possíveis danos durante a operação que possam ocorrer como resultado de exposição térmica, mecânica e química. O revestimento prolonga a vida útil do forno.

Qual é o revestimento do forno, em que casos ele é usado

O design competente do forno é considerado um dos principais fatores na construção de fornos de tijolo, porque este elemento desta estrutura de aquecimento está mais exposto a altas temperaturas. Tijolo, que é usado durante a postura do fogão, sob a influência do fogo, pode queimar, deformar devido à falta de umidade. Para evitar isso e prolongar a vida útil das instalações de aquecimento, bem como garantir a segurança das pessoas durante a operação do forno, o tijolo deve ser protegido do fogo. Para isso, o revestimento é intencional.

AJUDA! Deve notar-se que a superfície das paredes da câmara de um forno de metal, caldeiras de combustível sólido também requer proteção. Isso é necessário para que o metal, painéis de aço não se queimem durante a operação. Por este motivo, muitos fabricantes equipam fornos de dispositivos de aço com caulim, painéis de chamote.

A maioria dos proprietários de fornos pensa em revestir. Durante a sua construção, é importante calcular corretamente a espessura do material, caso contrário as paredes da estufa não serão capazes de aquecer bem. O calor pode penetrar apenas na chaminé, mas não na sala. A eficiência do forno pode diminuir significativamente, o que pode levar a um aumento nos custos de combustível, porque será necessário em quantidades muito maiores para aquecer as grossas paredes da câmara.

Métodos de revestimento

O revestimento é realizado de diferentes maneiras. O método apropriado é selecionado dependendo de qual material o fogão é construído. Métodos de construção de proteção:

  • forro do interior do fogão com tijolos refractários acabados que podem suportar qualquer temperatura - este método é popular devido ao fato de que o material, com excelentes qualidades de proteção, também é muito barato;
  • instalação de telas refletivas de calor - eficazes para fornos de metal usados ​​em saunas;
  • o uso de pedra lascada de rochas naturais - arenito ou quartzo;
  • o uso de materiais ou chapas de rolo - fibra de basalto, papelão ou papel de caulim, placas de vermiculita;
  • revestir as paredes com soluções ou substâncias especiais - misturas de chamote ou mulita vendidas em lojas.

IMPORTANTE! A vantagem de usar a argamassa para fins de revestimento é que ela pode ser usada para criar uma superfície absolutamente monolítica, que se tornará uma cerca ideal protegendo o tijolo dos efeitos do fogo. A desvantagem desse rodapé é que ele exigirá reparos mais rápidos do que alvenaria de pedra ou tijolos refratários.

Uso de adesivo refratário para forro

Para fixar vários materiais usados ​​para construir a superfície protetora interna do forno, é melhor usar cola refratária de alta temperatura. Ele irá perfeitamente unir tijolos refratários ou placas de fibra de basalto. A cola é vendida em recipientes especiais, após a abertura, a massa é bem misturada. Antes de aplicar cola na superfície, ela deve ser umedecida. A espessura do revestimento é de 3 mm, se, além de cola para forro, nada mais for utilizado, então é necessário aplicar várias camadas dele, com um intervalo de 15 minutos. A camada protetora seca em cerca de um dia.

É melhor deixar o trabalho de forro para profissionais. A implementação de alta qualidade desta tarefa permitirá que você não pense em consertar o forno por um longo tempo.

Deixe O Seu Comentário