Sofá dobrável DIY

O mobiliário estofado é um atributo integral do interior. Especialmente valioso, do ponto de vista funcional e estético, são produtos feitos por você.Sofá dobrável todos podem fazê-lo - para isso você só precisa adquirir uma ferramenta simples, ligar sua imaginação e ser paciente.

Como fazer um sofá dobrável com suas próprias mãos

O processo não pode ser chamado de fácil, mas o planejamento competente ajudará. Antes de começar a trabalhar, você deve decidir sobre o design do produto, o mecanismo de dobragem, o material do estofamento, etc. Quanto ao mecanismo, aqui a escolha é bastante ampla - “dolphin”, “book”, roll-out, etc., tendo em conta a disponibilidade de espaço livre na sala - algumas opções requerem muito espaço para a transformação. Modelos de roll-out são mais populares - eles são preferidos por causa da simplicidade do design e da facilidade de uso.

Nós preparamos materiais e ferramentas

Para um sofá roll-out verdadeiramente de alta qualidade e confiável, você precisará de:

  • aglomerado ou painel de fibras;
  • madeira compensada, madeira 30x50;
  • fixadores de móveis especiais;
  • Winterizer sintético, espuma de borracha densa, rebatidas;
  • cola (para trabalhar com espuma de borracha, bem como carpintaria);
  • unhas
  • tecido de mobiliário forte;
  • mecanismo retrátil;
  • pernas de móveis com cerca de 50 mm de altura.

Das ferramentas que você vai precisar: fita métrica, lápis, serra, quadrado, furadeira elétrica, chaves, chave de fenda, grampeador para móveis. A fase preparatória final será o desenvolvimento de um layout indicando todos os tamanhos.

AJUDA! Além de suas próprias idéias, ao projetar um sofá, você pode prestar atenção a projetos prontos, que são muitos na Internet.

Criação passo a passo de um sofá dobrável

A chave para um resultado ideal é uma implementação cuidadosa e cuidadosa de cada estágio. Recomenda-se fazer medições periodicamente e depois verificá-las com as especificadas no projeto. Então, prosseguimos:

  1. Nós fazemos braços. Para fazer isso, pegue o aglomerado com barras e prenda os elementos individuais com pregos, parafusos. As dimensões do apoio de braço são de 550 mm de altura, 900 mm de comprimento e 200 mm de largura. Cada parte em todos os lados deve ser colada com espuma de borracha, com exceção da parede traseira, que é terminada com rebatidas.
  2. Colocando a parte esquerda. Construções de aglomerado são fixadas em conjunto com cola, parafusos (pelo menos 4 peças), sobreposições de contraplacado. 2 prateleiras são unidas e a mesa é feita com barras. Em seguida, os níveis são montados - superior e inferior, para um contato apertado. Nesta fase, é extremamente importante monitorar constantemente as dimensões. A armação acabada é montada em uma armação previamente revestida com cola, após a qual o painel de fibra é fixado na parte de trás com pregos e cola, nos quais travesseiros de espuma são colocados.
  3. Nós fazemos a parte certa. O processo é idêntico ao estágio anterior, após o qual todas as peças são revestidas com um verniz protetor, placas de compensado são fixadas aos elementos do aglomerado e as barras são instaladas ao redor do perímetro, que posteriormente retém as caixas. O fundo é fixo e os furos para os parafusos do mecanismo de transformação são perfurados, e duas camadas de espuma de borracha são colocadas.
  4. Nós formamos o quadro. De acordo com as dimensões indicadas no desenho, os detalhes são cortados, os elementos de espuma são cortados e colados no lugar.
  5. Estofos de trabalho. Tecido de mobiliário é cortado em exata acordo com as dimensões especificadas para cada elemento do sofá com uma pequena margem de 50 mm. Certifique-se de considerar toda a convexidade do produto, dobras e ângulos. Depois de experimentar o resultado, se ele aparecer, as emendas finais serão feitas.

Se você tiver sorte, sua mão não recuou e seus olhos não falharam. Depois de um curto período de tempo, um sofá espaçoso e sólido aparecerá na sala, onde você poderá passar o tempo confortavelmente.

Outra opção é um livro de sofás

O design é um dos mais versáteis e antigos - sua história remonta a mais de doze anos. O sofá-livro inclui elementos como um banco, um encosto, dois braços e uma caixa de linho. Seqüência de montagem:

  1. Arranjo de uma caixa de linho. 4 placas (2 - 25x40x1900 mm e 2 - 25x50x800 mm) são fixadas com cola e parafusos auto-atarraxantes, e 4 barras de 40x50x200 mm são fixadas nos cantos da estrutura. Para dar força à estrutura (ela sucumbirá à maior pressão), outros dois trilhos de 800 mm de comprimento e 200 mm de largura são fixados dentro da caixa. Depois disso, o fundo é instalado, o papel de que é desempenhado pelo painel de fibra 800x1800 mm.
  2. Montagem do assento e costas. Utilizamos uma barra de 40x60 mm, da qual montamos quadros de 650x1890 mm, fixados com parafusos e pregos auto-roscantes. No centro de cada estrutura, são instaladas nervuras de reforço, após as quais marcamos e fixamos uniformemente nas armações as lamelas que seguram o colchão.
  3. Fazendo braços. Vamos precisar de 4 (2 esquerda e direita) em branco a partir do painel de fibra, para o qual transferimos as dimensões indicadas no diagrama e, em seguida, cortá-las. Molduras de madeira são derrubadas de acordo com a forma dos apoios de braços - neste caso, o painel de fibras deve ser 20 mm mais longo como resultado, após o qual dois acabamentos adicionais são instalados, bem como nervuras de reforço no centro. Depois, nos apoios de braços, furos com um diâmetro de 8,5 mm são perfurados para parafusos, após o que perfuramos 10 mm nas gavetas de linho - 2 simetricamente em cada lado.
  4. Montagem da estrutura. O mecanismo de transformação está bem instalado (comprado em uma loja de móveis), em conformidade com o arranjo correto de todos os elementos. Elementos não-tecidos são instalados nas lamelas, sobre as quais se estende a espuma de borracha de 60 mm, enquanto que para conforto, um pequeno rolo é feito nas bordas do assento e nas costas. Outra camada de espuma de 40 mm é colocada sobre ela e é gentilmente enrolada sob o assento. As mesmas manipulações são realizadas com as costas. Finalmente, toda a estrutura é coberta com capas de tecido.
  5. O desenho dos braços. Espuma de 40 mm é colocada ao longo da borda dos elementos, após o que é envolto com outra camada de espuma de 20 mm na parte superior, que é perfeitamente fixada. Dentro dos apoios de braços, também terminamos com espuma de borracha, que fixamos com cola, e após a secagem aplicamos outra camada de espuma, torcemos as bordas e cortamos o excesso, se necessário. Além disso, os produtos são revestidos com tecido de mobiliário e elementos decorativos são anexados a eles, se desejado. A etapa final será a montagem de toda a estrutura, verificando o bom funcionamento do mecanismo.

Fabricação independente do sofá vai apelar para aqueles que gostam de fazer artesanato, bem como aqueles que querem ter certeza da qualidade do mobiliário, a sua durabilidade. Concluído com amor, ele se tornará um assunto de atenção geral, encantará seu dono por muitos anos e lhe causará um sentimento de orgulho.

Deixe O Seu Comentário