Como se sentar em uma mesa

Um dos problemas de saúde mais comuns entre os estudantes é uma variedade de problemas de postura. Com o início do treinamento, o número de escolioses em alunos do ensino fundamental aumenta em 3,5 a 4 vezes. O número de distúrbios de postura começa a aumentar a partir do primeiro e aumenta gradualmente até o quinto ano. Então, na adolescência, começa a declinar. O hábito de sentar em uma mesa ou escrivaninha na posição correta, bem como a implementação diária de um conjunto de exercícios físicos para fortalecer as costas, ajudará a dar a forma desejada à coluna.

Em que posição é certo sentar em uma mesa

A urgência do problema está diretamente relacionada à organização da mesa da criança durante a realização de tarefas em casa, bem como à situação na mesa enquanto estuda na escola.

Se o balcão da escola, onde a criança está estudando, tiver mesas padrão e não houver como ajustá-las à altura e à cor do aluno, então, pelo menos, você poderá organizar um local de trabalho adequado em casa. Por exemplo, pode ser um transformador de mesa e cadeira, que são regulados conforme a criança cresce ativamente.

Condições a serem observadas:

  1. A altura da superfície de trabalho deve estar acima do cotovelo em cerca de 2,5 centímetros na posição sentada.
  2. Durante as aulas, a criança deve ter vários pontos de apoio: para as costas, nádegas, extremidades superiores e inferiores.
  3. As costas e os quadris formam um ângulo de 90 graus.
  4. Os joelhos dobrados estão em ângulo reto, ambos os cotovelos estão sobre a mesa.
  5. O espaço entre o peito e a mesa não deve ultrapassar dois centímetros.
  6. A cabeça está levemente inclinada, entre os olhos e o notebook, a uma distância de cerca de 30 centímetros.

Atenção! Com pouca iluminação, a criança será forçada a inclinar-se em direção à mesa, para que a lâmpada seja brilhante o suficiente.

Como aprender a sentar em uma mesa corretamente

Para posicionar adequadamente o aluno na mesa ou na mesa, você deve desenvolver o hábito de assumir automaticamente a posição desejada.

Algumas regras que uma criança precisa aprender:

  1. Você deve se sentar enquanto escreve para que o corpo esteja em contato com as costas da cadeira.
  2. Os ombros devem estar retos.
  3. As pernas estão localizadas em um suporte ou no chão com toda a superfície das solas.
  4. Ambas as pernas estão localizadas no chão, paralelas entre si. Atravessar as pernas é inaceitável.
  5. As mãos estão localizadas na mesa e não suportam a cabeça.

Se essas regras forem ignoradas, a criança encurvada para trás, sentada na mesa, causará um aumento na carga da coluna lombar. Como a criança passa muito tempo sentada, uma posição incorreta se tornará familiar e levará a postura prejudicada, formação de escoliose, deformação do esqueleto e outras doenças concomitantes.

Importante! Como o desenvolvimento da postura de uma pessoa começa na primeira infância, é necessário que o aluno do ensino fundamental monitore como um aluno se senta, se levanta e se movimenta. Isso ajudará a perceber o início dos desvios no tempo e evitar a formação de escoliose.

A cada 45 minutos, enquanto estuda, é necessário dar uma folga à criança. É útil neste momento realizar vários exercícios físicos que lhe darão a oportunidade de alongar e relaxar os músculos.

Exercícios úteis

A melhor prevenção de doenças nas costas é a atividade física, passeios diários e jogos ao ar livre. Um conjunto de exercícios regularmente realizados ajudará a formar a postura correta e evitar deformidades da coluna vertebral:

Exercícios:

  1. Para ficar de pé contra a parede para que as omoplatas, nádegas, calcanhares e nuca a toquem. Mantenha a posição por meio minuto, depois volte e fique exatamente do mesmo jeito, mas sem apoio por mais meio minuto.
  2. Apoie-se na parede para que suas pernas fiquem a uma distância de 40 a 50 cm da parede. Os músculos dos ombros e das costas devem ficar tensos, as costas o mais uniforme possível. As omoplatas, a parte de trás da cabeça e a região lombar tocam a superfície da parede. Nesta posição, conte até 4. Então relaxe suas costas e conte até 4 novamente.
  3. Fique em pé com as mãos no cinto. Aperte os músculos das costas, reduza as omoplatas. A cabeça está levantada. Conte até 4.
  4. Para ficar perto da parede, as mãos afastadas. Levante e abaixe as mãos, fazendo movimentos deslizantes na superfície da parede.
  5. Pegue a posição inicial no chão, descanse no chão com os joelhos e as palmas das mãos. Levante sua cabeça, dobre suas costas. Mantenha a posição em 4 contas. Em seguida, abaixe a cabeça, arredondando as costas. Mantenha a posição por mais 4 contas.
  6. Deite-se de costas, as pernas dobradas repousam no chão, os braços levantados. Aperte suas costas e endireite-as. Mantenha a posição em 4 contas.
  7. Na posição supina, endireite o corpo, levantando as pernas e a cabeça, as mãos no cinto. Respire fundo. Na expiração, retorne à posição inicial.

Todos os exercícios são repetidos diariamente em três a quatro séries. Ótimo desempenho durante os exercícios matinais.

Ajuda! Com a postura correta, os ombros da criança estão em uma linha e descontraídos, as omoplatas são simétricas.

As conseqüências da postura errada na mesa

Em caso de não cumprimento dessas regras e aterrissagem inadequada na mesa, várias conseqüências negativas são possíveis, por exemplo:

  • fadiga;
  • baixa capacidade de trabalho;
  • instabilidade de atenção;
  • distúrbios circulatórios;
  • dificuldade para respirar
  • hérnia de disco;
  • aderências de tecido muscular;
  • dores de cabeça e dores nas costas.

A correção da formação da postura depende dos hábitos da criança, da educação, do arranjo adequado do ambiente de trabalho e da capacidade de praticar esportes.

No processo de crescimento ativo da criança, vale lembrar que a postura correta não só parece esteticamente atraente, mas também contribui para a formação natural e saudável de órgãos internos.

Assista ao vídeo: 5 ERROS DE ETIQUETA QUE VOCÊ COMETE (Pode 2024).

Deixe O Seu Comentário