Cama de madeira compensada DIY

A enorme variedade de camas apresentadas em lojas de móveis é incrível, mas muitas vezes não muito boa qualidade está escondida por trás de uma aparência atraente. Ao comprar móveis, não há certeza sobre sua durabilidade, infelizmente, já que o número de fatores que afetam esse parâmetro é grande, e nem todo comprador sabe sobre eles. Uma alternativa à mobília cara de qualidade duvidosa é uma cama de compensado do tipo "faça você mesmo", que qualquer um pode fazer.

Preparação de um desenho, materiais e ferramentas para montar uma cama

O material utilizado é acessível e fácil de processar. Isto permite-lhe dar facilmente à mobília um contorno suave, cantos arredondados e padrões decorativos cortados. A etapa inicial - traçando um desenho da cama futura com uma indicação de todos os tamanhos, lugares de dispositivos elétricos e terminações. Recomenda-se que você siga os valores padrão do colchão, o que evitará que você busque produtos fora do padrão.

A vantagem da produção própria é que os móveis podem ser de qualquer tamanho. O desenho pode ser feito por você mesmo e você pode encontrar um adequado dos muitos apresentados na Internet. Depois que ele estiver em suas mãos, você precisará estocar os seguintes materiais:

  • Placas de alta qualidade com espessura superior a 40 mm;
  • 3 chapas de compensado com espessura de 15 mm;
  • pernas acabadas, mas você pode fazer você mesmo a partir da madeira.

Quanto à ferramenta, você precisará de:

  • chave de fenda e parafusos;
  • fita métrica, lápis e régua;
  • parafusos, arruelas e porcas;
  • Serra elétrica;
  • lixa de papel;
  • cola de madeira;
  • pintura ou verniz.

ATENÇÃO! É melhor comprar tintas e vernizes acrílicos, pois são inofensivos e não possuem solventes em sua composição. Uma chave de fenda e um quebra-cabeça não são as ferramentas mais baratas, mas você não pode gastar dinheiro e levá-los para a duração do trabalho de seus amigos.

Montagem passo-a-passo da leito da madeira compensada de DIY

A madeira compensada é preferida por causa de sua alta resistência, resistência ao desgaste, facilidade de processamento e suavidade. Seu custo também é importante - como resultado, uma cama custará várias vezes mais barato do que a adquirida. Claro, também tem uma desvantagem - baixa resistência à umidade, mas neste caso não importa. Todo o processo de fabricação consiste em várias etapas:

  1. Wireframe Em primeiro lugar, as nervuras longitudinais com uma altura de 150 mm são cortadas a partir de contraplacado de 18 mm. O comprimento das pernas deve ser menor em 36 mm do que o colchão. Para determinar a quantidade de material, você precisa levar em conta que dois reforços e paredes laterais alternam a cada 40 cm.O comprimento das nervuras transversais é 5 mm mais longo do que o colchão e deve haver apenas 2 deles nas bordas da cama. A montagem é realizada de ponta a ponta e fixada com parafusos auto-roscantes. Eles são torcidos em furos pré-perfurados de um diâmetro ligeiramente menor.
  2. Pernas Eles são feitos de madeira, e não devem ser longos - serão suficientes 20 cm O comprimento pode ser variado com base nas preferências pessoais - pode ser menor ou maior que o valor especificado.
  3. Paredes laterais e cabeceira. Os lados são elementos suspensos nas nervuras longitudinais do produto, cuja altura deve ser suficiente para impedir o deslocamento do colchão. As bordas devem receber atenção especial - cuidadosamente lixadas e verificadas para que fiquem retas. Os elementos acabados são aparafusados ​​às nervuras longitudinais extremas da estrutura, e depois com parafusos longos - aos transversais. A cabeça deve se projetar 30 a 40 cm acima do quadro, o processo de fabricação e fixação é o mesmo das paredes laterais.
  4. Pavimentação Para ele, os fragmentos são recortados de madeira compensada, que no total são iguais ao tamanho da armação, após o que são fixados com parafusos auto-atarrachantes com um passo de fixação de 25 cm.

ATENÇÃO! Todos os elementos cortados da madeira compensada devem ser cuidadosamente proliferados antes da montagem.

3o passo final é eliminar todas as irregularidades e asperezas com lixa e revestir a estrutura com tinta ou verniz 2 vezes no mínimo. Em todos os estágios, você deve monitorar constantemente a conformidade com todas as dimensões indicadas no desenho, especialmente se nunca encontrou esse tipo de trabalho.

Quais são as nuances a considerar

Fazer uma cama de madeira compensada com as próprias mãos é um processo fascinante e interessante, por um lado, mas que exige paciência e algum esforço do outro. A falta de experiência pode afetar a qualidade de alguns elementos ou a sua montagem, mas para evitar isso, basta usar as recomendações de especialistas:

  • se não houver revestimento laminado em chapas de compensado, aplique tinta ou mancha a elas antes de iniciar o trabalho e deixe secar completamente;
  • a cabeceira não deve ser feita muito alta, porque descuidadamente inclinada, você pode quebrá-la;
  • para esconder a cabeça do parafuso, o orifício deve ser ligeiramente aumentado com uma broca de diâmetro ligeiramente maior;
  • ao fixar as almofadas, os fixadores devem ser aparafusados ​​simetricamente, uma vez que serão sempre visíveis - para isso, recomenda-se pré-marcar os pontos de aparafusamento com um lápis;
  • você pode tornar a cama mais elegante e adequada ao design da sala, embainhando a cabeceira com um tecido ou decorando-a com espuma de borracha, cobrindo-a com padrões decorativos;
  • o uso racional do espaço livre sob o berço é possível com gavetas de linho;
  • se a sala for de tamanho modesto, os mecanismos de elevação pouparão metros quadrados preciosos.

Esse design é bastante simples, mas ninguém proíbe redimensionar a seu critério, o que aumentará a atratividade de uma estrutura própria. Esse mobiliário é garantido para ser durável e confiável, servirá por mais de um ano.

Assista ao vídeo: DIY - SOFÁ-CAMA DE MADEIRA (Abril 2024).

Deixe O Seu Comentário