Como remover arranhões de um laminado

Laminado entrou firmemente em nossas vidas. É cada vez mais usado como revestimento de piso e há várias razões para isso.

Quais são os benefícios do piso laminado?

  • Bela aparência, quase indistinguível de uma placa de parquete ou pedra.
  • Várias cores e padrões diferentes, o que permite escolher facilmente a solução de cor correta adequada ao design planejado.
  • Facilidade e simplicidade de postura não requerem conhecimento profissional. O sexo pode ser colocado por qualquer pessoa sem muita dificuldade.
  • Não requer cuidados especiais e complexos. É o suficiente para limpá-lo com um pano úmido. Graças à camada protetora, não absorve manchas difíceis (por exemplo, do vinho), e traços de canetas de feltro ou tinta são facilmente removidos pela acetona.
  • Graças ao substrato forrado sob o laminado, suas propriedades de absorção de som são melhoradas.
  • É um material durável e bastante resistente à abrasão.

No entanto, apesar de toda a facilidade de manutenção e durabilidade, o piso laminado pode ser danificado. Um arranhão pode ocorrer, por exemplo, ao mover móveis com as pernas. Scuffs também se formam. Mas é possível restaurar o laminado.

De onde vêm os arranhões e arranhões?

Qualquer revestimento de piso está sujeito a atrito.

  • Razão 1. Não importa como o proprietário tenta monitorar a limpeza da sala, há sempre a possibilidade de trazer areia grossa ou pedrinhas para o apartamento.

AJUDA! Se você não removê-lo a tempo, eles podem levar ao aparecimento de pequenos arranhões no laminado, primeiro completamente invisíveis, mas crescendo com o tempo.

  • Razão 2. Às vezes você tem que mover a mobília, e se objetos grandes, como armários e sofás, estão tentando levantar mais, então uma cadeira ou banquinho comum às vezes é movida diretamente no chão. A partir disso, arranhões médios ou razoavelmente profundos podem ocorrer no revestimento.
  • Razão 3. As folhas da porta mal articuladas durante a passagem diária no chão podem causar arranhões bastante profundos e largos.
  • Razão 4. Pregos e garras. Saltos compridos e agudos de sapatos femininos assumem todo o peso da anfitriã. Andar em um laminado neles não é uma boa idéia, uma vez que tais sapatos podem danificar a camada protetora, formar pequenos furos ou painéis de cavacos. As longas garras afiadas de grandes animais domésticos agem de forma semelhante.
  • Razão 5. A queda de objetos pesados ​​ou afiados pode levar não só à aparência de um arranhão desagradável, mas também a romper um pedaço de lamela.

Como reparar pequenos arranhões

Quando pequenos arranhões ocorrem, não entre em pânico. Você pode eliminá-los com facilidade e rapidez. É necessário apenas agir prontamente, sem esperar que um pequeno incômodo se transforme em um grande problema.

  • Ao remover um pequeno defeito, pode-se usar verniz ou esmalte em madeira de cor apropriada. Aplique delicadamente a substância em uma superfície completamente limpa e espere secar.
  • Lápis de cera especiais são bem adequados.
  • Ou você pode usar azeite comum. Para fazer isso, basta colocar algumas gotas desse líquido no chão e esfregá-las completamente com um pano limpo e seco. O resultado aparecerá dentro de 10 a 15 minutos. Se necessário, o procedimento pode ser repetido após alguns dias. O revestimento antes do procedimento deve ser cuidadosamente lavado e seco.

Como reparar arranhões profundos

Arranhões mais profundos exigirão ações mais complexas, no entanto, eles também podem ser corrigidos.

  • Lápis de cera. Tal ferramenta não apenas elimina as marcas emergentes, mas também evita o surgimento de novas marcas. Esses lápis são produzidos em cores diferentes, por isso é conveniente escolher a cor certa com eles. Você pode comprá-los na mesma loja onde o próprio laminado foi comprado. A tecnologia para usar um lápis é bastante simples - um piso limpo e lavado é pintado com um lápis de cera e polido com um pano macio e seco. Além da simplicidade de tal procedimento, pode-se notar várias outras vantagens de um lápis de cera - custo acessível, grande variedade, armazenamento a longo prazo sem limitação de prazo de validade.
  • Laca. Pequenos e médios riscos são completamente eliminados com um verniz especial para madeira. Ao usá-lo, é necessário aplicar o material apenas ao arranhão, evitando que o verniz entre nas áreas vizinhas. Depois de secar, o chão ficará como novo.
  • Repare a pasta. Ele é usado para eliminar grandes arranhões e pequenos chips. Também é vendido em lojas de ferragens e tem uma ampla gama de cores. A pasta deve ser selecionada com mais cuidado do que um lápis de cera, já que em uma área relativamente grande, a diferença nas cores pode ser perceptível. Você também precisará comprar uma espátula especial para aplicar o produto e remover o excesso. Antes do primeiro uso da pasta de reparo, recomenda-se praticar em uma tábua desnecessária.

IMPORTANTE! O chão deve estar limpo e seco antes do reparo. Uma pequena quantidade de pasta deve ser aplicada na área danificada do laminado e esfregada completamente no chão.

Os excessos devem ser removidos rapidamente, evitando que sequem. Para fazer isso, você pode usar a mesma espátula ou um pano limpo e seco. Depois de aplicar e endurecer a pasta, a superfície pode ser tratada com um verniz especial para madeira ou um verniz incolor para unhas. Isso suavizará possíveis irregularidades e dará ao material uma aparência natural.

  • Putty O uso deste tipo é semelhante ao anterior, também é necessário aplicar com cuidado, esfregar, remover o excesso e esperar. Para isolar os danos de boas áreas, o último pode ser coberto com fita adesiva, que é fácil de remover após a conclusão do reparo. Após a secagem completa, a moagem da massa pode ser necessária. Esta ação deve ser realizada com muito cuidado para não danificar as áreas vizinhas.

Para lascas grandes ou danos muito graves, pode ser necessário reparar o painel com gesso, substituir um painel ou reorganizar completamente o piso. Todos esses são processos bastante complexos e trabalhosos, portanto, é melhor não passar a palavra para tal estado.

Recomendações - como evitar arranhões no laminado

Como em todos os outros casos, o problema é mais fácil de prevenir do que consertar. Além disso, neste caso, existem várias medidas simples, mas eficazes:

  • O tapete de entrada recolherá sujeira e poeira da rua. A base de borracha deste revestimento não permitirá que a água penetre no laminado.
  • A limpeza regular removerá a areia e os detritos do chão antes que causem arranhões.
  • As pernas da mobília devem ser providas de forros macios e, sob os objetos frequentemente movidos, colocar um tapete.
  • Portas mal fechadas devem ser levantadas ligeiramente para permitir a folga entre elas e o piso.
  • Sapatos ao ar livre vão se sentir melhor no corredor do que em um quarto laminado. É mais fácil tirar os sapatos antes de ir para a sala de estar do que eliminar problemas no chão no futuro. Além disso, você não deve abusar de sapatos com saltos, é melhor comprar chinelos confortáveis ​​com solas macias para a casa.
  • Garras de animais de estimação devem ser cortadas regularmente, a propósito, isso é muito útil para os próprios cães.
  • Bem, é claro, não jogue objetos pontiagudos ou pesados ​​no chão. E se isso é impossível (uma criança pequena, uma pessoa idosa), você também deve usar uma camada protetora - um tapete ou carpete.

O laminado irá responder aos cuidados com uma longa vida útil.

Deixe O Seu Comentário