Os fones de ouvido são um produto tecnicamente desafiador?

Ao comprar eletrodomésticos em uma rede de varejo, você sempre precisa lembrar sobre a possibilidade de devolver a compra ao vendedor do produto. É difícil imaginar uma organização que fique feliz em devolver os produtos vendidos. Nem todas as lojas permitem que você abra a embalagem de um dispositivo elétrico como fones de ouvido antes que o comprador pague pelo custo do acessório.

Características do retorno de produtos tecnicamente complexos para a loja

Se os fones de ouvido são pagos, mas não se adequar ao comprador, então este tem todo o direito, com base no art. 25 da "Lei sobre a Protecção dos Direitos do Consumidor", a demanda no prazo de 14 dias, a substituição do acessório com outro, ou um reembolso. O vendedor, é claro, apresentará muitos argumentos, um dos quais será o fato de que este acessório é um de um produto tecnicamente complexo que não pode ser substituído.

Nessa situação, o comprador não deve concordar com os argumentos dos representantes da loja, mas exige evidência documental das razões da recusa. É difícil para uma pessoa lutar com uma organização comercial, portanto, se o vendedor se recusar, é melhor que o consumidor entre em contato com a Sociedade para a Proteção dos Direitos ou diretamente com a corte, no local da loja onde a compra foi feita.

AJUDA! A ausência de um documento legislativo claro é uma recusa irracional de substituir os bens!

Com a menção dessas duas organizações e a clara intenção de dar esse passo, nem todo vendedor continuará a falar sobre as possíveis razões pelas quais ele se recusa a substituir as mercadorias ou devolver o dinheiro. Mas se a loja continua a defender seus interesses, então você precisa ir a qualquer uma dessas agências governamentais sem escândalo.

Os fones de ouvido são um produto tecnicamente desafiador?

A legislação da Federação Russa fornece uma lista de produtos que são classificados como produtos tecnicamente complexos. Isso é especificado em detalhes no Decreto nº 924, adotado em 10 de outubro de 2011. Fones de ouvido não estão na lista de tais produtos! Isso significa que o comprador tem todo o direito de substituir o produto ou reembolso.

Se isso não for suficiente para resolver o conflito entre as partes, elas serão orientadas por uma lista de produtos manufaturados que não estão sujeitos a devolução ou troca. É estipulado pelo GOST 27418-87. Na seção de equipamentos eletrônicos domésticos e de rádio, eles encontram fones de ouvido que são dispositivos auxiliares que expandem as capacidades dos equipamentos de rádio. Estes argumentos confirmam o direito do comprador de substituir o acessório, porque não se aplica às categorias complexas ou não alimentares de bens que não podem ser trocados. Por outras palavras, se os auscultadores não forem adequados para o comprador, então, com base na legislação, são substituídos ou reembolsados.

É possível devolver fones de ouvido para a loja?

Muitos vendedores recorrem a todos os tipos de truques para evitar um possível retorno. Por exemplo, eles concentram a atenção do comprador no fato de que o pacote deve ter a mesma aparência que durante a venda. Na verdade, não é possível preservar a bainha de polietileno dos acessórios em sua forma original e você primeiro tem que pagar pela mercadoria e depois abrir e testar a qualidade do dispositivo. O vendedor sabe disso e usa o aviso como argumento para a rejeição posterior da substituição.

A ilegalidade de tais ações do vendedor é contestada em juízo. No entanto, a prática de tais recursos em várias regiões da Rússia indica uma possível decisão não apenas em favor do comprador, mas também vice-versa. Tais casos são únicos e sua legitimidade pode ser contestada devido à imprecisão dos argumentos acima. Mas isso exigirá forças e meios além do custo dos fones de ouvido.

IMPORTANTE! Para poder devolver o acessório adquirido, o comprador deve ter um cheque nas mãos.

Os vendedores de pequenos acessórios recorrem a todo tipo de truques, citando padrões inexistentes ou a necessidade de retornar de forma "intocada". Ao vender grandes eletrodomésticos, isso não acontece, porque o preço de emissão pode custar ao vendedor um local de trabalho. Portanto, você deve ter cuidado ao comprar eletrônicos de baixo custo e estipular a possibilidade de substituição ou devolução antecipada.

Deixe O Seu Comentário