Posso carregar meu laptop via usb?

Uma das principais vantagens de um laptop é a sua mobilidade - geralmente ele é usado onde não há saídas. Portanto, seu calcanhar de Aquiles é a bateria - é necessário monitorar constantemente o nível de carga para não ficar subitamente com o dispositivo "morto" em suas mãos. E quanto mais antigo o dispositivo, menor a duração da bateria. Também é necessário fornecer opções alternativas para recarregar. Hoje existem vários, inclusive através da porta USB. Vamos nos aprofundar nesta opção em mais detalhes.

Como carregar um laptop sem carregar via usb

Então, é possível carregar o laptop via usb? Há pouco menos de cinco anos, qualquer pessoa experiente teria respondido inequivocamente - as especificações de protocolo não prevêem tal possibilidade. Mas a situação mudou. O pioneiro, como acontece com frequência, foi a escavação da Apple. Ela lançou um modelo de laptop, com uma porta universal onde você pode conectar periféricos e recarregar o dispositivo. Foi assim que surgiu o novo padrão USB tipo C, altamente classificado pelos usuários e, em seguida, escolhido pelos fabricantes.

Um pouco de história

No final do século passado, foi decidido reduzir a variedade de portas (PS / 2, LPT, etc.), substituí-las pelo padrão USB (Universal Serial Bus). A primeira geração é projetada exclusivamente para conectar periféricos externos. Tarefas para alimentá-los não foram priorizadas, 5V, 0.15A, com uma potência de 0.75 watts foram alimentados no conector. Isso foi o suficiente para fazer a raquete ou o teclado funcionarem.

Na segunda geração, com a mesma voltagem, a corrente foi aumentada para 0,5A, o que possibilitou alimentar discos rígidos externos. O novo padrão da terceira geração do USB 3.1 Type-C já podia alimentar dispositivos móveis - a força atual variava de 0,9 a 1,5 A, até 15 watts. O que nos trouxe:

  • A taxa de transferência é de 10 GBps.
  • A porta é capaz de carregar um dispositivo que precisa de até 100W.
  • O novo conector não difere em tamanho do micro-USB.
  • Simetria completa, a ausência de uma chave, cuja violação pode danificar o conector ou o dispositivo conectado.
  • Capacidade de emitir até 20V.
  • Conectores idênticos em ambas as extremidades, isto é, a tensão de alimentação, dependendo da necessidade, pode ser transferida para ambos os lados.
  • Compatível com o uso do adaptador com todas as "versões mais novas".
  • Conector garantido suporta até 10 mil conexões.

Assim, vemos que antes da introdução do novo padrão, as portas eram usadas exclusivamente para alimentar dispositivos externos e não para aplicar tensões ao próprio computador.

É importante. Acontece que você não pode carregar o dispositivo através de uma porta USB normal. Simplesmente não é destinado a isso.

Quais laptops podem ser carregados via usb

Com base no anteriormente discutido, é claro que, para o carregamento autônomo, o dispositivo deve estar com um conector especial tipo C. Mas tudo não é tão simples. Como antes, para portas USB, a principal tarefa é conectar periféricos, garantindo a troca de informações em alta velocidade.

Padrão de entrega de energia USB

Uma das especificações incorporadas no Tipo C é o padrão USB Power Delivery (USB-PD) aberto. Ele descreve a transferência de energia entre dispositivos equipados com conectores. Transmissão, não recarregando, porque no próximo momento pode servir como carregador (Fonte / Fonte) ou qualquer um carregado (Sink / Receiver). Usando um protocolo especial que corre paralelo ao USB normal, eles trocam mensagens entre si. Usando-os, o doador e o aceitador podem mudar de função a qualquer momento, alterar a corrente, tensão, entrar no modo de suspensão. Transferência de energia de até 100 watts é fornecida - energia, que é suficiente para recarregar qualquer dispositivo móvel, periféricos (monitor, impressora, scanner). Se necessário, é fornecido com cinco perfis de energia: até 5V @ 2A, até [email protected], até 12V @ 3A, até 12-20V @ 3A e até 12-20V @ 4,75-5A.

Por exemplo, qualquer dispositivo externo está conectado. Por padrão, o primeiro nível é usado - tensão nominal de 5V com uma corrente de 2A. Há uma troca de informações, a definição da voltagem necessária, amperagem. Há um ajuste e depois disso se move no dispositivo exigido.

Determinar o propósito do USB tipo C

A maneira mais fácil e eficaz de descobrir os portos de destino - o estudo deles. documentação para um laptop. Ele sempre descreve em detalhes a finalidade de cada porta e sua funcionalidade.

No consórcio internacional USB-IF, os requisitos uniformes para etiquetagem externa foram aprovados, mas os fabricantes nem sempre a aplicam corretamente e na íntegra.

Possíveis consequências do carregamento não padrão

Padrões de carregamento. O tempo passa, um conector é substituído por outro e os padrões para as características elétricas dos carregadores permanecem inalterados. Mas as regras são violadas - agora, para carregar uma bateria de grande capacidade ou carregamento acelerado, são aplicados indicadores aumentados de tensão e corrente.

É importante. Nem todos os dispositivos são projetados para aumentar o desempenho. Mas não importa o quanto o carregador forneça, o dispositivo consumirá exatamente a quantidade de energia necessária. Este processo é controlado pelo controlador.

Com padrões de carregamento “rápidos”, tudo é semelhante. Em USB Power Delivery, a voltagem máxima é de 20V, que deve simplesmente queimar o conector não preparado para este gadget. No entanto, essas tecnologias exigem uma verificação de compatibilidade mútua, tanto no lado de carregamento quanto no dispositivo de carregamento. Eles trocam informações, há uma verificação instantânea, o carregamento é iniciado. Se as tecnologias não corresponderem, o carregamento com parâmetros mínimos é fornecido.

Ligação de carregamento através de uma porta USB normal

Ao usar o cabo "nativo" e o cabo certificado que acompanha o dispositivo, nenhum problema surgirá. A proteção fornecida pelas regras do protocolo simplesmente funcionará, a porta será desligada e simplesmente não aceitará energia externa que não seja destinada a ela.

É importante. Os proprietários de modelos antigos não poderão, sob nenhuma circunstância, carregar o laptop via porta USB. Eles só podem levar consigo uma bateria sobressalente ou não se afastar da tomada.

A decisão, como sempre, é sua. Boa sorte!

Assista ao vídeo: Como carregar seu Notebook com um Cabo USB troll (Pode 2024).

Deixe O Seu Comentário