Como descobrir quantos núcleos estão em um laptop

Uma das principais características de um laptop é o desempenho de seu processador. Sua velocidade e desempenho dependem mais frequentemente não apenas da freqüência, mas também do número de núcleos. Ao mesmo tempo, há casos em que vendedores inescrupulosos de laptops novos e usados ​​indicaram um número inconsistente de núcleos na descrição do laptop sendo vendido, enganando potenciais compradores. Como verificar independentemente as informações sobre o número de núcleos do processador será discutido neste artigo.

Nós aprendemos quantos núcleos em um laptop sem software

Muitos usuários sabem como descobrir o número notório de núcleos usando ferramentas padrão do Windows, mas alguns laptops nas prateleiras das lojas são vendidos sem um sistema operacional. Nesse caso, você deve:

  1. Preste atenção aos pequenos adesivos no corpo do laptop. Com esses adesivos, o fabricante geralmente confirma que seus produtos não são falsos e licenciados. Especialmente descolar esses adesivos não vale a pena - sem eles, alguns centros de serviços podem até se recusar a reparar. Conhecendo as informações do adesivo, você pode procurar uma descrição da série e do tipo de processador na Internet.
  2. Verifique o adesivo de especificações técnicas. Além do mini-adesivo, você também pode encontrar um adesivo maior, na maioria das vezes localizado na parte inferior do notebook. Nesta etiqueta, você também pode descobrir a quantidade de RAM e disco rígido instalados, bem como o modelo da placa de vídeo.
  3. Peça documentação técnica para o dispositivo que está sendo vendido. Os novos laptops estão equipados com essa documentação sem falhas. Como regra, os documentos para o equipamento estão tentando ser mantidos até mesmo por aqueles que o vendem de suas mãos, portanto não deve haver nenhum problema com este método.

Ajuda! Se o vendedor, sob qualquer pretexto, se recusar a fornecer informações sobre as principais características do dispositivo, você deve abster-se de tal compra ou verificar as características declaradas com as reais usando os seguintes métodos de programa.

Determine quantos núcleos no processador através do Windows

Em seguida, vale a pena considerar um método familiar para a maioria dos usuários avançados. Sistemas operacionais instalados em computadores modernos podem determinar corretamente todas as informações sobre os elementos do dispositivo em que eles trabalham. Para visualizar informações sobre o número de núcleos de processador e suas características gerais usando o Windows, é necessário:

  1. Através do menu Iniciar, abra o Painel de Controle.
  2. Abra nele o Gerenciador de Dispositivos.
  3. Encontre o item "Processadores" e clique na seta ao lado dele.
  4. Conte a lista de processadores de sistema disponíveis. O número resultante é o número de núcleos usados.

Ajuda!Placas-mãe modernas em alguns casos suportam a instalação de múltiplos processadores, e neste caso vale a pena prestar atenção à descrição de cada modelo na lista fornecida.

Definição usando software de terceiros

Atualmente, na Internet, você pode encontrar um número impressionante de utilitários úteis que permitem determinar programaticamente o número de núcleos e as características de processadores e PCs para notebooks. A maioria desses programas é gratuita e está disponível publicamente. Entre os mais convenientes, os usuários destacam os dois utilitários a seguir:

  1. Everest Ultimate.
  2. CPU-Z

Ao baixar, instalar e executar qualquer um desses programas, o usuário terá acesso a informações sobre os processadores de uma forma mais conveniente do que poderia ser feito com o Gerenciador de Tarefas. Além disso, os utilitários têm muitos outros recursos úteis.

Atenção! Ao baixar tal software de uma fonte que não é muito confiável, você deve ser o mais cuidadoso possível, pois, neste caso, há uma chance de "pegar" um vírus no seu computador. Os especialistas recomendam usar um programa antivírus poderoso ao baixar e instalar software da Internet e não confiar em fontes não confiáveis.

Tendo conhecimento das três maneiras de verificar o número de núcleos de processador, mesmo um usuário não muito experiente não será capaz de impedir que vendedores desonestos comprem um laptop.

Deixe O Seu Comentário