Mesa dobrável DIY

A mobília dobrável é uma ótima opção para uma casa, casa de verão ou piquenique, porque não ocupa muito espaço, pode ser facilmente dobrada e transportada. A solução é relevante para pequenos apartamentos nos quais é difícil acomodar inúmeros amigos, parentes, nenhum lugar para providenciar bebidas e comida. E o que é especialmente importante - todos podem fazermesa dobrável faça você mesmo. Isso exigirá muito pouco desembolso de dinheiro, paciência e precisão.

Determinado com design e construção

Por que razão, móveis DIY é muito popular? Um projeto feito em casa é muito mais barato que a compra, além disso, pode ter qualquer projeto que você queira. Para a fabricação, materiais improvisados ​​são usados, o que abre amplas possibilidades de design. As mesas são de madeira, alumínio, plástico, enquanto podem ser combinadas entre si.

Quanto à forma da bancada, ela pode ser oval, redonda, quadrada, mas é melhor optar pelo clássico retangular. O papel principal é desempenhado pelas pernas, uma vez que um cálculo competente de seu tamanho e fixação confiável fornece estabilidade quando desdobrado e facilidade de dobrar.

Qual material devo preferir?

A escolha de um material depende dos requisitos para a tabela, seu tamanho e a carga esperada. O produto deve ser:

  • Durável. Deve combinar dimensões compactas e ao mesmo tempo suportar o peso pesado.
  • Fácil. Seu transporte não deve exigir muito esforço, o que é especialmente importante para piqueniques, para o local de onde você precisa ir a pé.

A opção ideal, atendendo plenamente aos requisitos estabelecidos, é um tubo de aço perfilado, que é forte, durável e relativamente leve em peso. Alternativamente, você pode usar o alumínio, cujo peso é ainda menor, além disso, perfis de vários tamanhos são vendidos nas lojas. Mas os elementos de alumínio têm desvantagens - seu custo é maior e mais difícil de processar (o projeto requer soldagem especial, que pode ser difícil de encontrar ou rebites para encontrar). Aglomerado é bastante adequado para uma mesa, mas sem o processamento adequado das extremidades, a mesa não sobreviverá até mesmo uma viagem fora da cidade. Um substituto digno é o textolite, que é mais prático, no entanto, ao mesmo tempo, custa mais. Montar uma mesa em casa a partir de madeira é a melhor opção, porque é barata e fácil de processar. Mas esteja preparado para o cuidado constante da mobília e seu processamento completo, sem o qual você nem deveria sonhar com durabilidade.

Mesa de piquenique dobrável DIY

Se uma mesa dobrável for uma mobília que você montará primeiro com suas próprias mãos, então é melhor olhar para estruturas simples. O material de fabricação deve definitivamente escolher uma árvore, já que seu processamento é simples, e quase todo mundo tem as ferramentas para isso. Além disso, o custo das placas e da madeira é baixo e existe uma grande variedade de acabamentos decorativos de acabamento.

Desenhos e esquemas

Como mencionado anteriormente - quanto mais simples o layout da tabela, melhor para um mestre novato. O desenho é a primeira e mais importante tarefa, pois mostra as dimensões de todos os elementos estruturais, o local de montagem e o acabamento. No processo de trabalho, será necessário focar constantemente e gradativamente verificar os resultados do trabalho. O esquema pode ser desenvolvido de forma independente, ou você pode baixar um ready-made da Internet, e depois "adaptá-lo" às suas necessidades pessoais.

Trabalho faseado

Para montar uma simples mesa de madeira dobrável e camping, você precisará de tábuas com cerca de 40 mm de espessura (a bancada é feita de contraplacado ou aglomerado de 10 mm), parafusos, parafusos para móveis, porcas, alças e ganchos. Além disso, você deve preparar uma fita métrica, lápis, lixa, quebra-cabeças elétrica e furadeira. O processo consiste em vários estágios:

  1. Bancada. Para fazê-lo, você deve cortar um fragmento de aglomerado ou compensado do tamanho certo ou cortar várias ripas. A última opção exigirá a preparação de 12 pranchas de madeira com um comprimento de 480 mm.
  2. Quadro. É montada a partir de 4 peças de madeira (2 peças de 400 mm e 1160 mm cada), que são colocadas na bancada e de cada lado devem sobressair 3 mm para além das suas bordas. O excesso de comprimento é removido com uma serra de vaivém, após o que são feitos orifícios para parafusos auto-perfurantes no balcão. Para garantir que todas as peças tenham dimensões exatas, recomenda-se fixar a estrutura com grampos ao aparar as lâminas.
  3. Barras intermediárias Quando a mesa se desdobra, as pernas repousam sobre elas. Eles são cortados com um quebra-cabeça de 170 mm de comprimento, após o que os furos para os parafusos são perfurados. Para evitar a colisão das pernas durante a abertura, os substratos são colocados para o segundo par deles, colocados depois entre a armação e as barras de parada.
  4. A conexão do quadro com a bancada. Os componentes da mesa são aplicados em conformidade com os locais e tamanhos de montagem apropriados e depois fixados uns aos outros com parafusos. Depois de instalar os substratos e paradas, é necessário perfurar 4 furos de parafusos.
  5. Pernas 4 blocos de madeira com um comprimento de 730 mm são cortados com uma serra de vaivém, após o que um corte de serra de 15 graus é feito na sua parte inferior, e na parte superior há um arredondamento. De acordo com o desenho, os furos para parafusos são perfurados.
  6. Montagem de toda a estrutura. As pernas são fixadas alternadamente em pares e, em seguida, presas ao quadro. Em seguida, você deve verificar o seu trabalho, certifique-se de que eles se abrem sem impedimentos. O passo final será a fixação de ganchos para talheres ou toalhas, bem como alças para transporte confortável.

Ao girar os parafusos, você precisa apertar ligeiramente as tampas para obter uma aparência mais estética. Quanto às conexões aparafusadas, elas não devem ser presas demais - os elementos móveis devem se mover livremente. O acabamento decorativo final é precedido por um processamento completo de todo o produto com uma lixa para a lisura e a ausência de rebarbas. Usar um protetor facial e óculos é altamente recomendável durante o trabalho.

Mesa de mala

Não menos atraente opção, que, quando montada, assume a forma de uma mala leve e compacta. O tampo da mesa é feito de madeira compensada, o que garante alta resistência, e quando dobrado no interior, você pode dobrar os pratos ou produtos.

Desenhos e esquemas

Dimensões do produto - um valor individual e é selecionado com base nas preferências pessoais e no volume do porta-malas do carro. ParaComo mostra a prática, uma bancada dobrável de dois elementos medindo 70x70 cm é suficiente para uma estadia confortável. Como no caso de dobrar móveis para um piquenique, primeiro é feito um desenho com as dimensões dos elementos e suas montagens.

Estágios de trabalho

O estágio inicial é preparatório. Todos os elementos de madeira devem ser limpos com uma lixa ou um esmeril para uma suavidade absoluta. Você vai precisar de:

  • contraplacado de folha de 1 cm de espessura e 70x140 cm de tamanho;
  • 1 bar 800x4x4 cm;
  • 1 caneta;
  • 2 fechaduras de mala;
  • 4 parafusos parafuso 100x6 mm sob a chave de extremidade aberta;
  • 4 porcas com um diâmetro de 6 mm;
  • 2 dobradiças móveis;
  • 30 parafusos 30 mm.

Além disso, você precisará de uma serra elétrica, furadeira, lápis, fita métrica, quadrada, chave de fenda, chave de boca, nível e cinzel. O trabalho adicional é o seguinte:

  1. Contraplacado de serra de vaivém é cortado em 2 partes iguais de 70x70 cm, o raio é dividido em elementos para um subquadro de 620 e 700 mm, e também pernas de 600 mm. Ambas as subtramas são montadas e fixadas com parafusos auto-roscantes.
  2. Contraplacado é colocado no quadro e preso com parafusos ao longo de todo o perímetro.
  3. Na junção das estruturas na parte de trás do cinzel, os recessos são feitos com uma profundidade de 2 mm, após o que são colocadas dobradiças móveis e fixadas com parafusos.
  4. Furos com um diâmetro de 6 mm são perfurados nos cantos da estrutura e 4 parafusos são aparafusados ​​nas extremidades das pernas. Em seguida, eles precisam ser inseridos nos orifícios da estrutura e fixados com porcas. Depois disso, fechaduras de mala são instaladas em locais adjacentes ao quadro das bancadas.
  5. A estrutura montada é verificada quanto à horizontalidade, a força de fixação de todos os elementos, após o que as pernas são desenroscadas e colocadas dentro da mesa, e as travas são fechadas. Finalmente, o identificador para o transporte é parafusado.

Uma estrutura de madeira que não é coberta com um agente protetor pode em breve se tornar inutilizável, uma vez que é instável à umidade, raios UV e mudanças de temperatura. Para aumentar a durabilidade da mesa, é necessário cobrir com uma mancha, verniz, tinta ou uma composição anti-séptica especial. Uma atenção especial deve ser dada à bancada, porque ela está mais exposta a efeitos adversos. Além disso, o produto processado tem uma aparência mais atraente. Atenção especial deve ser dada às condições de armazenamento - quando a mesa não estiver em uso, ela deve estar em local seco e limpo.

AJUDA Montar uma mesa dobrável em uma pessoa inexperiente leva cerca de 3 horas, e os custos em dinheiro são várias vezes menores, em comparação com a compra de móveis acabados. Vale a pena notar que, ao mesmo tempo, uma construção própria é muito mais forte e mais confiável, tornando a sua estadia mais confortável por mais de um ano.

Deixe O Seu Comentário